HumanitAve - Associação de Emergência Humanitária
Através de diversas ações, com base no trabalho colaborativo, tentaremos , na medida do que os nossos braços e coração alcançam, cumprir todos os objectivos a que a nossa "missão" se propõe...
A HumanitAVE- Associação de Emergência Humanitária, sem fins lucrativos e de carácter humanitário e social, foi fundada em 2016 e localiza a sua sede em Vila Nova de Famalicão. Porém, devido ao relevante impacto humanitário, estende no presente laços a uma considerável área geográfica. Assume como principais objetivos a promoção, execução e apoio a projectos, programas e acções de cariz social, educacional, económico e ambiental, em Portugal e países lusófonos em vias de desenvolvimento, nas áreas da educação, apoio social, saúde, economia e formação profissional, de modo a promover as entidades ou pessoas que necessitem de ajuda humanitária, dando especial atenção aos Direitos Humanos, cuja diretriz fundamental se fundamenta no combate à desigualdade, à pobreza e a exclusão social, onde cada pessoa possa, nas suas reais dificuldades, encontrar um caminho atenuante para os seus momentos de debilidade. Com vista a tornar possível aquilo em que acreditam, uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.
Na sequência de missões humanitárias realizadas em Julho de 2015 e Julho de 2016 na Guiné Bissau, os voluntários desta Associação puderam constatar as condições desumanas do povo que vive envolto de precariedade a vários níveis, pelo que, não poderiam fechar-se na sua individualidade e indiferença, mas sim, almejar um projeto que veiculasse o altruísmo pelo seu semelhante.
Neste propósito, um grupo de jovens caraterizados pela vontade de servir e espírito de missão, decidiram seguir os caminhos da beneficência, traçando um novo rumo com ideais pautados pela caridade e amor ao próximo, efetivando o rumo do projeto de ajuda humanitária. Neste sentido, conjugando a vontade de ajudar, de dividir alegrias, aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade da vida em comum emergiu a HumanitAVE - Associação de Emergência Humanitária.
Em terreno nacional, de entre outros, exemplo concreto do trabalho levado a cabo pela HumanitAVE a nível local, foi a campanha de distribuição de cabazes com bens de primeira necessidade pelas famílias mais carenciadas.
Além-fronteiras, o projeto internacional de base incidiu no início da requalificação do Hospital do Povo, na Cidade de Ingoré na província de Cacheu na Guiné Bissau. Após a visita de reconhecimento em 2016 percebemos as reais necessidades que o Hospital do Povo e todos os seus trabalhadores enfrentam diariamente. Assim, o vínculo dos voluntários que se define como autêntico propósito para o ano de 2017 prende-se com o início da requalificação dos espaços físicos do Hospital. Trata-se da principal unidade hospitalar na linha de estrada que liga a capital Bissau ao Senegal, que serve cerca de 26 mil pessoas. Na área da educação a HumanitAVE apoia de uma forma presente e consciente a ONG-Soguiba que tem um trabalho exemplar na área, falamos do apoio a cerca de 8500 alunos que estudam nas escolas construídas e reabilitadas pela ONG. No entanto, são bastantes as necessidades identificadas, muitas delas demasiado básicas, mas de tal ordem importantes, que são motivo para que a HumanitAVE, na coletividade dos seus voluntários, sócios e parceiros, encare este projeto com toda a dedicação e empenho.
A Associação desde a sua génese sustenta-se pelo trabalho exclusivo dos seus voluntários, pelas parcerias estabelecidas e pelos sócios que, a largos passos, se tem vinculado. A certeza de que a ajuda chega ao destino, a prova do trabalho feito, os sorrisos que brotam na face daqueles que tem sido recetores desta ajuda humanitária, são sinónimo do amor que se ganha em poder servir.
Juntos fazemos mais e melhor... De grandiosos gestos, nascem grandes obras