top of page

Album ilustrado-100% Lusofonia- 100% Solidário

Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.

Fernando Pessoa

Ilustração de André Daniel

Parceiros 

COLABORADOR - Divulgação e mediação
PATROCINADOR OFICIAL 
Parceiro-  Registo fotografico
Parceiro-  promoção e divulgação 
Parceiro - Desenvolvimento de projecto
Resp.Gestão de fundos

(RE)Contando 

Um projecto com Vida para dar Vida... 

(Re)Contando, nasce de um sonho pessoal, de uma vontade de partilha...de experiências, conhecimentos e afectos...

 O projecto consiste na produção e  publicação de livros e\ou álbuns ilustrados que têm como fundamento dar a conhecer a cultura Lusófona através do conto e reconto de histórias, lendas, fábulas… da livre expressão de quem se orgulha da língua  Portuguesa.  Um projecto onde todos os fundos provenientes da venda dos livros reverte a favor da educação, segurança, saúde... dos mais jovens, dos mais carenciados.

Sem nada mais do que Esperança, é objectivo, desenvolver a cada ano, um novo titulo\temática, mantendo sempre o seu M.O. e objectivos.

Em 2017 o (Re)Contando tem como subtítulo: Histórias da Lusofonia

Sendo, portanto, um programa de cariz popular\tradicional, de humanos para humanos, pretende fazer crescer na comunidade o espírito de inter-ajuda e solidariedade, e despertar ainda na mente dos mais jovens a valorização da tradição oral\narrativa, cultural e histórica da "terra-mãe".

Através de diversas acções, com base no trabalho colaborativo  entre parceiros de projecto, pretende sensibilizar os jovens para a riqueza da "nossa" diversidade cultural.

A concretização deste projecto provará que

  • através da palavra aproximamos povos e culturas

  • aproximando povos e culturas reduzimos o impacto da desigualdade social

  • que em conjunto podemos idealizar, ensaiar e concretizar os nossos sonhos

  • os nossos sonhos tornam-se efectivo , duradouros e fundamentais para a sociedade quando somos bem sucedidos

  • o nosso sucesso não se mede em números mas sim na qualidade de vida que os nossos projectos levam a quem tanto precisa

  • todo o ser humano precisa de ser respeitado, acarinhado, apoiado…

  • em conjunto fazemos do mundo um lugar mais colorido em afectos, em esperança e em oportunidades

  • com um trabalho honesto, transparente e genuíno de espírito caridoso, solidário e de amor ao próximo, todos saímos vencedores…

  • a felicidade do ser humano passa pela possibilidade de integração social, profissional, académica …

  • uma atitude positiva, gera comportamentos positivos e vice-versa… em quem ajuda e em quem é ajudado.

  • todos sairemos mais conhecedores da cultura da nossa Lusofonia, seja pela língua que nos une, seja pela historia que nos relaciona e nos liga, seja pelos braços que abraçam a causa.

  • ao fazermos feliz uma criança, uma família inteira será mais feliz, e todo o meio que a envolve beneficiará com a sua alegria.

  • este é um projecto multidisciplinar, multicultural, multifacetado, que acima de tudo se "Preocupa com os direitos humanos"

  • cultura é arte, dança, musica, pintura, rituais, religião…respeito, inclusão…crescimento!

  • Educação é fundamental!

Sendo um projecto solidário, todos os esforços vão no sentido de levar a quem mais precisa a esperança de que juntos conseguimos minimizar o impacto das diferencias culturais, que em conjunto conseguimos promover aos mais desfavorecidos novas oportunidades…

 Com o que "fomos", construímos o presente, visando um futuro melhor e mais positivo.

Todos somos imprescindíveis nesta história de partilhas. Juntos, não mudaremos o mundo, mas mudaremos a vida de muitas crianças, pais, professores…quem sabe comunidades inteiras.

Este é o inicio de um grande movimento em busca de sorrisos e ligações, que se esperam duradouras, entre culturas partilhando uma língua comum. Lusofonia: as nossas historias, os nossos contos, as nossas narrativas, a nossa poesia… e as nossas cores, pelas mãos de artistas como eu e tu…

Esperamos que 2017, seja o ponto de partida para um novo movimento de divulgação da diversidade cultural de tudo  o que tem começo na Lusofonia.

Quem Recebe

A população prevê-se  heterogénea do ponto de vista social, económico e cultural.

 È prioritária a intervenção na população considerada como desfavorecida, a nível económico, social e cultural. Este projeto pretende minimizar o impacto na vida dos seus utentes\destinatários, do desajuste social dos mais jovens, do baixo conhecimento cultural, do desinteresse e o abandono escolar.

Comunidade escolar, famílias, agrupamentos, associações, que trabalhem diretamente com crianças, adolescentes e seus pares, que sejam marcadamente carenciados de oportunidades em contexto escolar, social e cultural.

Famílias carenciadas -  com dificuldades em obter material escolar e outros de índole educacional- manuais escolares                                             

Crianças- Com dificuldades em alcançar material educativo e lúdico de apoio escolar\educativo

Escolas- com pouco equipamento de estimulação psicomotora, poucos recursos na compra de material ludico-didatico… um livro, uma historia-teatralização do conto… Atividades plásticas…    

Outros- por exemplo: óculos para professores, alunos; uniformes; mobiliário escolar; material informático….                                          

  Outros eventuais beneficiários:  

Associações de Estudantes, Centros Culturais, Escolas, Bibliotecas Locais, Grupos desportivos, Grupos Recreativos, Grupos artísticos, Associações\ Instituições  Particulares de Solidariedade social , ONG's , Corpos de voluntariado , (outros).

  • Ainda, caso de "emergência", poderão as verbas\fundos ser adaptados e reformulados (mantendo uma parte superior a 25% da totalidade para educação) sendo prioritário:

    • promoção da saúde e redução da morbidade e mortalidade materno-infantil.

    • prevenção e educação para as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

    • apoio á adoção - Se uma criança perdeu ou não tem família, é prioritária a intervenção no sentido de que é um DIREITO seu tê-la. As ligações, as relações familiares constituem uma das mais importantes "necessidades básicas". Sem família uma criança torna-se vulnerável afetiva e socialmente. Exposta aos mais variados flagelos da atualidade que vão desde os maus tratos ao tráfico humano.

    • a qualquer outro parceiro que justifique o enquadramento do (Re)Contando nos seus objetivos e missão.

Os principais objetivos são: 

  • Sensibilizar e estimular a comunidade em geral para ações de solidariedade e voluntariado de forma proactiva, salientando tanto a diversidade cultural como individual.

  • Incutir nos alunos, professores, leitores, cidadãos em geral,  atitudes de responsabilidade e solidariedade, fraternidade e educação para os valores;

  • Minimizar o desinteresse e abandono escolar.

  • Combater a exclusão socioeconómica; 

  • Desenvolver as competências sociais;

  • Promover o desenvolvimento global e harmonioso da comunidade (em geral) e escolar;

  • Despertar na comunidade a importância das ligações psicoafectivas no desenvolvimento saudável do ser humano.

  • Despertar e consolidar hábitos saudáveis de relacionamento interpessoal e inter\intracultural.

  •  Incluir a família, amigos, cuidadores, auxiliares no processo.

Planeamento  

Apresento-vos os temas do (Re)Contando que  já se encontram em desenvolvimento:

1- (Re)Contando- Historias da Lusofonia (2017) - Inspirado na Declaração Universal da Diversidade Cultural ( Unesco), Parceiro: HUMANITAVE - dest: Guiné-Bissau

 

2- (Re)Contando- Os Direitos das Crianças (2017/2018) - Inspirado Declaração Universal dos Direitos das Crianças. UNICEF 20 de Novembro de 1959

 

3- (Re)Contando- Histórias de amor e esperança (2018/2019) - Inspiração: Casos de guerra, fome, discriminação, racismo... Voluntariado, missão... historias daqueles que em campo dão a vida para salvar vidas...

bottom of page